Rodrigo

Rio de Janeiro de muitos destinos

A capital do Rio de Janeiro é uma cidade (quase toda) linda. A grande quantidade de favelas nos morros não é exatamente uma beleza. Mas as paisagens espetaculares, por todos os lados, enchem os olhos. É um lugar realmente encantador. Há muito o que ver e fazer, por preços quase sempre salgados, mas com jeito dá para fazer bons programas e aproveitar.
Fizemos algumas viagens a outras cidades do estado e temos planos para ampliar essa lista de destinos. Deixamos aqui um breve resumo dessas visitas, normalmente feitas de carro a partir do aeroporto da capital.
Petrópolis e Teresópolis
Nos meses mais frios do ano e que chovem menos [...]

• Estocolmo destacada
    Permalink Gallery

Modernidade, história e o meio ambiente em alta na bela Estocolmo

De TUDO QUE VI o passeio pelo bairro hstórico Ganla Stan, onde a cidade foi fundada, reserva algumas das melhores atrações, junto com a boa gastronomia e a visita a museus e ao excelente parque Skansen, que reproduz o modo de vida do país ao longo dos séculos.
No coração da Escandinávia, capital da Suécia, com trânsito e jeito de uma metrópole, com seus dois milhões de habitantes, e ótimas opções para o visitante. Em Estocolmo, apesar desse agito que não se encontra nos países nórdicos vizinhos, o tempo deixou um legado de uma rica história em muitos prédios imponentes e os braços do Mar Báltico que banham esse [...]

As pedras no meio do caminho em Stonehenge

De TUDO QUE VI, as pesadas pedras levadas para uma região montanhosa é uma intrigante e inesquecível experiência nos campos do interior do Reino Unido.
Um círculo, formado por enormes e pesadas pedras, que pode ter sido usado para estudos astronômicos, para magia, pode ter motivos religiosos ou tantos outros é um importante atrativo turístico do Reino Unido.

É intrigante imaginar como aquelas pedras foram dispostas de forma tão simétrica numa parte alta do campo, longe de tudo, provavelmente três mil anos antes de Cristo, na Idade do Bronze. Hoje, a estrada desvia desse círculo de pedras e do centro de atendimento ao visitante, estrutura necessária para atender tantas pessoas [...]

Muitas atrações e pouco tempo em San Diego

De TUDO QUE VI o zoológico é a melhor atração da cidade, mas o bairro Gaslamp, o navio US Midway, o Sea World e muito mais estão entra as ótimas opções de lazer.
Com planejamento e boas informações aproveitamos San Diego em pouco mais de 24 horas. Mas é pouco. Como Lúcia esteve antes na cidade participando de um evento fizemos um roteiro elegendo os principais interesses.
A segunda maior cidade e a mais populosa da Califórnia tem ótimas atrações para todas as idades. Deixamos de fora a visita ao Sea World, parque de diversões em que se destaca a vida marinha e que deu origem ao que existe [...]

Um dia em Los Angeles

De TUDO QUE VI, em apenas um dia é possível conhecer os principais atrativos da capital mundial do cinema e ainda visitar outros pontos de interesse.

No circuito californiano, que começou em San Francisco, passou pelo Vale do Silício, Yosemite Park, Monterrey, Carmel e Big Sul – a linda estrada na costa do Pacífico (leia o resumo desse roteiro AQUI) finalmente chegamos a Los Angeles, a cidade dos sonhos do cinema.
Dedicamos apenas um dia para conhecer e aproveitar as principais atrações de L.A., depois de estudar bastante e conversar com amigos. Com boas dicas isso é possível. No nosso caso funcionou muito bem.
Ficamos hospedados em Santa Mônica, quase [...]

Paisagens de cinema da costa da Califórnia

De TUDO QUE VI, o trecho da estrada que liga Carmel a Los Angeles, conhecido como Big Sur, é um encanto, com suas praias, falésias, mirantes e o Oceano Pacífico, tudo pronto para ser fotografado. E tem muitas outras atrações.
Na viagem que fizemos de San Francisco até Las Vegas, de carro, passamos por um lindo trecho a partir de Carmel, na estrada Highway 1, na Califórnia, um show para os olhos em direção a Los Angeles.

Uma grande parte da viagem é feita em mão dupla, apenas uma faixa para cada lado, com muitos locais para observação e para fazer lindas fotos da paisagem à beira da estrada, sempre [...]

• Universal fachada destacada
    Permalink Gallery

Estúdios de cinema e parques de diversões: decisão pelo Universal

Na terra do cinema o único estúdio que realmente funciona perto da área turística em Los Angeles é o Paramount (5555 Melrose Ave), onde é possível conhecer as instalações. Vários estúdios oferecem visitas guiadas para conhecer as locações de filmes e séries de TV.
Optamos pela Universal Studios (100 Universal City Plaza), em Burbank, arredores de L.A., a 30 quilômetros de onde estávamos, em Santa Monica.

Outra opção seria o Warner Bros, mas estávamos com os nossos filhos e preferimos fazer o tour nas áreas de locações e aproveitar o resto do dia no parque de diversões. Ou seja, as duas coisas em um só local.
O acesso é pelo [...]

Parques da Disney na Califórnia

Depois de um dia no parque Universal, em Los Angeles, onde fizemos um tour nos estúdios de cinema e aproveitamos as outras atrações, chegamos a Anaheim, em cerca de uma hora na estrada, no momento do espetáculo noturno dos parques da Disney. Fomos recebidos por fogos de artifício.

Essa cidade desenvolveu-se graças à instalação do parque Disneyland, o primeiro parque do grupo Disney, que hoje tem mais um, o Adventure, e o centro de lazer Downtown Disney entre eles.
A maioria dos hoteis está perto do complexo. Escolhemos o Super 8 pela localização, mas nos surpreendeu positivamente. É bem simples e prático, estilo motel americano, em que o carro fica [...]

Estrasburgo tem muita história pra contar

De TUDO QUE VI em Estrasburgo, a catedral, a organização da cidade e o bairro Petit France se destacam. E também a sua importância política.
Mesmo tendo um post dedicado à Alsácia, a rápida passagem que tivemos aqui merece um destaque, por tudo que a cidade representa. Estrasburgo é a capital da região administrativa da Alsácia e do departamento do baixo Reno. Tínhamos pouco tempo, pois o destino nesse dia foi a região da Champagne, onde passamos uma noite antes de visitar as cidades e as caves.

Esse breve tour foi marcante. Com boas anotações, conseguimos conhecer os principais pontos de interesse. Saímos cedo de Riquewhir, cidade medieval no coração [...]

Onde o Pacífico fica mais bonito

De TUDO QUE VI, Monterey e Carmel são duas joias perto do mar. A primeira cidade é mais descontraída. Os brasileiros costumar definir Carmel como Campos do Jordão (SP) com mar.
De San Francisco a San Diego a estrada Highway 1 (HW1) tem trechos que parecem estar dentro do Oceano Pacífico. Só por essa sensação, pelos cenários de cartão postal, já valeria a viagem.
Feito de uma só vez, de carro, significaria oito horas na estrada em 500 milhas, ou 800km. Por isso, muita gente opta pelo deslocamento de avião. Reservamos o tempo necessário, estudamos esse roteiro e decidimos fazer tudo de carro, devagar, apreciando a paisagem, fazendo paradas e [...]

Aventura nos fiordes

De TUDO QUE VI, as grandes montanhas podem ser exploradas de várias formas e em vários lugares. De Oslo a Bergen usa-se trem, ônibus e barco para esse tour.
O passeio mais procurado na Noruega é explorar os Fiordes (do original Fjords), o que pode ser feito em passeio de barco, contemplando o visual em caminhadas, se deslocando em ônibus e de trem. Fizemos um pouco disso tudo, entre Oslo, capital do país, e Bergen, a antiga capital.
Fiorde é uma entrada de mar entre grandes montanhas que sofrem erosão. Em períodos mais quentes do ano, quando as geleiras se deslocam para o mar e derretem nesse caminho, é [...]

De barco para ver a arte em vidro perto de Veneza

Murano e Burano, duas ilhas bonitinhas onde se vê produção artesanal com vidro, é uma interessante atração para uma rápida saída da área turística principal de Veneza. Murano, por exemplo, parece uma miniatura de Veneza.

Perto dos restaurantes em Veneza e, principalmente, ao longo do cais, representantes de empresas de turismo oferecem o transporte gratuito para ver o processo de transformação para criação das peças em vidro. Mas se não comprar nada por lá, esse pessoal dá um chá de cadeira para lhe trazer de volta.

De qualquer forma, nesse passeio dá para ver a produção de várias peças em vidro.
Fomos apenas a Murano, que é mais perto do centro [...]