Berlim, a capital alemã que cresce e aparece

De TUDO QUE VI em Berlim, os restos do muro são a lembrança de um tempo sombrio. Mas a cidade, que se moderniza e preserva a sua história, tem muitas opções para o visitante.

Fomos a Berlim duas vezes num intervalo de cinco anos. Na primeira, chegamos de trem, procedente de Praga, na moderníssima estação central Berlin Hauptbahnhof, na companhia dos pais de Rodrigo. A estação é enorme, organizada, cheia de lojas, restaurantes, escadas rolantes e muito mais. Tudo isso faz parecer um shopping center.

A fachada espelhada arremata a grandiosidade, que ganha fácil se comparada com qualquer aeroporto brasileiro. Não dá para comparar com as nossas rodoviárias. E trem de [...]

Berlim oriental e ocidental em vários roteiros

Definimos roteiros por áreas para percorrer Berlim e reservamos os dois dias iniciais para ver o máximo possível, tendo mais um dia para curtir os lugares preferidos. Partimos logo para o principal local onde é possível identificar a separação que havia entre os lados ocidental e oriental: Check Point Charlie e o Museu Haus am.

Esse era um posto de controle e até 1989 era a principal passagem entre os lados soviético e americano. O museu pode ser visto em pouco tempo, porque não é muito grande, mas tem fotos e objetos dessa época.

 

No museu há fotos e materiais da época da separação de Berlim em duas áreasJunto dele, há [...]


free vector