A Oktobertfest

Da última semana de setembro até o primeiro domingo de outubro Munique vive um clima completamente diferente do restante do ano. A Oktoberfest acontece numa enorme área, o Theresienwisse, um parque não muito distante do centro histórico da cidade, que desde o século 19 abriga essa festa no outono, quando ainda está quente durante o dia. Mas a alegria do povo local e de visitantes, muita gente fantasiada – principalmente com roupas típicas locais do passado – bebida, música e animação, tudo isso faz lembrar um autêntico Carnaval de rua.

A cidade se prepara para a festa. Os hoteis ficam lotados, mas há opções mais afastadas do centro, por preços [...]

Passeios, história e muita cerveja em Munique

De TUDO QUE VI, os lindos prédios históricos vivem em harmonia com as áreas da cidade que ganham espaços modernos e que são, também, grandes atrações em Munique.
Fizemos duas viagens para Munique nos últimos anos. Na primeira, exploramos a Baviera de carro, desde a Itália, chegando à Alemanha para visitar primeiro Oberammergau, cidade onde há uma encenação da Paixão de Cristo a cada 10 anos. De lá fizemos alguns passeios, inclusive para conhecer o famoso Castelo de Neuschwanstein, e ficamos apenas uma noite em Munique, capital da Baviera e principal cidade da região, fundada em 1158. Mais recentemente, realizamos o desejo de conhecer a Oktoberfest, que acontece da [...]

Allianz Arena experience

Nas duas visitas que fizemos a Munique esse moderno estádio de futebol foi parada obrigatória. Como fica às margens de uma movimentada estrada, dependendo do roteiro da viagem ele já poderá ser visto. Uma vez, chegamos à noite e a Allianz Arena (o nome do estádio é, na verdade, um patrocinador, uma companhia de seguros) estava toda azul. No dia seguinte, estava vermelha.

Essa variação de cor é melhor observada quando está escuro, pois isso é resultado de um sistema de iluminação com placas em membrana de LED.
A arena é a casa de dois times de futebol, o conhecido Bayern de Munique e o TSV 1860, que mandam os [...]

Hospedagem e transporte em Munique

Já ficamos hospedados nas proximidades do Deutsche Theatre e da Karlsplatz, não muito distante da Marienplatz, o lugar mais conhecido da cidade, porque é uma área com prédios históricos e onde pode escolher o tipo de transporte para se deslocar para outros pontos da cidade.
Na época da Oktobertfest ficamos num hotel mais afastado, porque os preços sobem muito e para conseguir um hotel bom por um preço razoável escolhemos uma região um pouco mais distante do centro, mas foi uma boa surpresa. Escolhemos um hotel Ibis, conhecido pelo padrão de simplicidade, mas esse é fora dos padrões, adaptado ao prédio do hotel que antes funcionava no local. Os [...]

A visita a um campo de concentração

Ir a um campo de concentração está longe de ser um agradável passeio turístico. Mas vale para conhecer a história da humanidade, para ver de perto em que condições centenas de milhares de pessoas foram presas e assassinadas por um regime insano e ditatorial. Como estávamos em Munique, optamos por um local mais próximo dessa cidade. Fomos até Dachau de carro, em pouco mais de meia hora na estrada. Na saída de Munique, logo percebemos que o tema incomoda grande parte dos alemães. Num posto para pegar uma informação sobre o trajeto, a funcionária mostrou-se incomodada e falou o mínimo necessário.

Numa antiga fábrica de pólvora, os nazista começaram a [...]


free vector