Conhecendo a Turquia, começando por Istambul

De TUDO QUE VI em Istambul ficaram na lembrança a boa comida, os doces, as cores, os sons, cenários incríveis, muitas mesquitas, o Bósforo, muita gente nas ruas…

Prepare-se para uma cidade grande, uma das maiores do mundo. Muita coisa pode ser vista a pé, mas outras são distantes. Por isso, é preciso tempo, pelo menos três ou quatro dias, para ver, rever, desfrutar dessa cidade, que tem atrações famosas – Grand Bazar, Mesquita Azul, Torre Gálata, o Bósforo… – mas há outras também muito interessantes, tais como mesquitas, palácios, igrejas, museus… O choque cultural é inevitável, a começar pela alimentação, que é boa, mas diferente. No café da manhã, [...]

As principais atrações de Istambul

Além de boa gastronomia (muita coisa diferente do que temos no Brasil) e muitas lojas de todos os tipos (inclusive os bazares), as visitas culturais são as principais atrações. Cuidado, apenas, pois a moeda turca vale mais do que o real. Essa lista foi feita com base naquilo que visitamos e contém algumas impressões pessoais. Gosto é gosto e cada um pode gostar mais ou menos, não é assim?
Aqui falamos sobre as principais atrações da cidade, as mais conhecidas. Em outro post falamos com detalhes das outras atrações de Istambul. É quase um roteiro sugerido, pois esses lugares são muito próximos.

A Mesquita Azul (Sultanahmet Camii) é um marco [...]

Outras ótimas atrações de Istambul

Visita obrigatória em Istambul é andar pelo comércio. O clima da cidade e o jeito do povo incentivam as vendas. O turco é mascate, é vendedor, é o tipo de comerciante que não gosta de perder venda. Em todas as ruas há algum tipo de loja, algumas mais arrumadas ou com produtos diferenciados. Mas o mercado coberto tem a cara da cidade. O principal é o Grand Bazaar (Kapalıçarşı), que dizem ser um dos maiores mercados cobertos do mundo, com 4.400 lojas em 64 ruas e 22 portas.

Realmente é tão grande que não dá para ver tudo em um dia apenas, até porque além da parte coberta, as ruas [...]

Passeios pela Ásia e o cruzeiro no Bósforo

Em muitos lugares da cidade há pessoas oferecendo passeios de barco por vários preços. Custam pelo menos 20TL por pessoa e alguns mais caros levam até o Estreito de Bósforo e ao Mar Negro (passagem da Rússia, Ucrânia e Geórgia para o Mediterrâneo), com refeição, mas é preciso ter tempo. Preferimos um passeio mais curto, com uma hora e meia, num barco simples, mas confortável, com serviço de bar e banheiro.

 

Paga-se menos nos barcos públicos e o passeio é ótimo. Empresas privadas também saem do mesmo local, com maior frequência, a cada 30 minutos. A partida é na hora marcada nos quadros ao lado da bilheteria, no porto de [...]

Hospedagem e câmbio em Istambul

No bairro de Fatih, a área turística de Sultanahmet é a melhor para ficar e onde tem muitos hoteis, bares, restaurantes e lojas. A recomendação é procurar um hotel que não seja tão perto da praça Sultanahmet, onde ficam a Mesquita Azul, a Hagia Sophia, a Basília da Cisterna e não fica distante do Grand Bazaar. Nessa área, há enorme concentração de gente, táxis, ônibus, tram…

A duas ou três quadras de qualquer uma dessas atrações turísticas, certamente será uma rua movimentada, com comércio e restaurantes perto, mas sem tanta confusão.

Ficamos em um bom hotel a quatro quadras da praça e bem perto da muralha do Palácio Topkapi. O café [...]

A comida e os doces turcos

Tivemos ótimas experiências gastronômicas em Istambul, principalmente nos restaurantes que escolhemos para ir à noite, porque durante o dia nem sempre dava para dar um intervalo nos passeios. Com pouco tempo, o jeito era fazer um lanche, que às vezes foi em bons lugares, que recomendamos abaixo. Aliás, na rua encontramos milho cozido em todo lugar.

Siva Café Restaurant (Akbiyik Caddesi, 22, Sultanhmet +90.212. 458001)

Nessa rua há muitas opções, mas fomos duas vezes ao Siva, atendidos pelo Ahmet. Comida boa, preço justo, ambiente correto. Tem comida turca ou com tempero local. Comemos frango, camarão e peixe. O pão pide, que é servido estufado, é maravilhoso.

 

Numa noite experimentamos o restaurante do próprio [...]

Transporte em Istambul e transfer do aeroporto para o centro

O principal aeroporto de Istambul é Ataturk, que fica na parte europeia. Esse é o nome do presidente que pôs fim ao império dos sultões, nos anos de 1920. Virou um herói nacional. O outro aeroporto, Sabiha, fica na parte asiática da cidade, e é mais distante em relação aos hoteis e pontos de interesse.
Chegando por Ataturk, pode-se deslocar até o hotel de táxi (TL 50 – há muitos no portão de desembarque) ou de metrô (atendimento limitado na cidade, talvez precisando trocar para outro transporte). O metrô não passa, ainda, no principal trecho turístico da cidade, Sultanahmet.
Conhecemos apenas Ataturk, nos dois terminais. No doméstico (voo para [...]

Onde comer na Capadócia

A maior parte dessas dicas é em Göreme e principalmente para jantar, pois almoçamos nas proximidades de onde estávamos visitando. Para o almoço, já falamos do peixe no Ilhara Valley, tem uma opção de refeição grega na antiga Sinasos, hoje Mustafapasa (Mustafá paxá). Tivemos um almoço incrível no Vale de Soğanli, depois de visitar algumas igrejas. Essa aldeia fica a 37 km do Göreme e foi a última conquistada pelos árabes. No restaurante sob as árvores, no final do vale, comemos um mix de churrasco típico e de entrada uma massa típica recheada e crocante, preparada na pedra por umas senhoras. Na sobremesa, o dono do restaurante trouxe melancia, [...]

Conhecendo a Capadócia

De TUDO QUE VI na Capadócia a paisagem lunar fica pra sempre na memória. Montanhas, vales, lagos, vulcão…Tudo é encantador. E do voo de balão se tem a dimensão desse lugar.

A novela Salve Jorge mostrou Istambul e a Capadócia ao Brasil. Muito do que estava na TV encontramos por lá, tanto no jeito do povo quanto nas roupas ou visual geral do lugar. A Capadócia é uma região com várias cidades. Göreme é a melhor para ficar e a equipe da novela passou meses nessa cidade, na verdade uma vila ou distrito.

Na Capadócia, os cenários são espetaculares, chegam a lembrar um pouco do agreste ou do sertão nordestino, mas [...]

Como ir para a Capadócia

Quem vai pra Capadócia de avião sai, normalmente, de Istambul. Recomendamos ir logo para a Capadócia e depois ficar em Istambul, que é um ótimo lugar para compras, especialmente dos produtos típicos locais: temperos, tecidos, enfeites, lembranças variadas e muito mais. Evita-se perda de tempo nos deslocamentos entre o aeroporto e o hotel, além de não correr o risco de levar uma mala pesada para a Capadócia. Normalmente, as companhias limitam esse peso a 20 kg e um só volume. Tente conciliar o horário de chegada ao país para pegar logo um voo pra Capadócia. Foi assim que fizemos e chegamos cedo à Göreme, aproveitando o dia, com duas [...]

O que fazer na Capadócia

O turismo na Capadócia é mais do que passeio de balão. Claro que voar de balão é uma experiência incrível. Mas além de ver de cima, precisa vivenciar de perto também. Cidades subterrâneas, igrejas nas rochas, vales, planíceis lunares, castelos, museus a céu aberto, formações rochosas exóticas, boa comida e muito mais. Não é pouco. As informações detalhadas aqui são sobre lugares que conhecemos e outros sobre os quais temos informações.

Como está detalhado em outros posts sobre a Capadócia, ficamos em Göreme. O lugar é central e tem tudo o necessário. Tem vários e bons hoteis, tem restaurantes, lojas, um pôr do sol de cinema e ainda tem o Göreme [...]

  • Pra quem tem disposição: o Ilhara Valley é pra quem gosta de caminhada e contato com a natureza
    Permalink Pra quem tem disposição: o Ilhara Valley é pra quem gosta de caminhada e contato com a naturezaGallery

    Veja atrações distantes na Capadócia, mas que valem a visita

Veja atrações distantes na Capadócia, mas que valem a visita

Alguns passeios na Capadócia são mais distantes e nem sempre há tempo disponível. Como conseguimos um taxista muito bem informado, fizemos com ele passeios numa tarde e, depois, um dia inteiro, tanto perto de Göreme quanto em lugares com mais de 100 km de distância.

Depois de uma manhã com alguns passeios, chegamos perto da hora do almoço ao Vale de Soğanli (soânli). A região é uma aldeia primitiva no fundo de um vale, a 37 km de Göreme (integra a região de Kayseri), com pombais, igrejas e mosteiros escavados nas montanhas. Tem pouco mais de 300 habitantes. Foi a última aldeia conquistada pelos árabes. Paga 5TL para entrar no parque, mas [...]


free vector