Aventura nos fiordes

De TUDO QUE VI, as grandes montanhas podem ser exploradas de várias formas e em vários lugares. De Oslo a Bergen usa-se trem, ônibus e barco para esse tour.
O passeio mais procurado na Noruega é explorar os Fiordes (do original Fjords), o que pode ser feito em passeio de barco, contemplando o visual em caminhadas, se deslocando em ônibus e de trem. Fizemos um pouco disso tudo, entre Oslo, capital do país, e Bergen, a antiga capital.
Fiorde é uma entrada de mar entre grandes montanhas que sofrem erosão. Em períodos mais quentes do ano, quando as geleiras se deslocam para o mar e derretem nesse caminho, é [...]

Um passeio na antiga capital norueguesa

De TUDO QUE VI, Bergen oferece opções para todos os gostos ao visitante, tais como museus, forte, mirantes, praças, parques e, na gastronomia, comida internacional e a típica culinária local.

Depois do passeio pelos Fiordes (leia aqui essa experiência), quando saímos de Oslo e fizemos trajetos de barco entre as grandes montanhas, de trem e ônibus, chegamos a Bergen à noite para a última etapa do nosso tour pela Noruega. A estação ferroviária é central em qualquer cidade, mas era um fim de semana e decidimos pegar um táxi, porque estava frio e o serviço de transporte público parecia com poucas opções. De dia, vimos que não era distante.
Reservamos [...]

Oslo, porta de entrada para os fiordes

De TUDO QUE VI em Oslo a cidade moderna, organizada e com arte em toda parte agradou, embora seja cara.
Uma viagem à Escandinávia é fora da rota tradicional para quem planeja um giro pela Europa. Pelo menos para nós brasileiros. É mais comum incluir esses países num cruzeiro. A região é preparada para receber grandes navios, que partem principalmente da Inglaterra, da França e da Holanda. Os fiordes são a principal atração da Noruega – passeios em barcos entre grandes montanhas -, mas Oslo se moderniza e tem bons atrativos para o visitante.
Aproveitamos a realização de um congresso científico do qual Lúcia participou em Estocolmo, na Suécia, [...]

O que fazer em Oslo

Um programa certo na cidade é a troca da guarda real, diariamente, às 13h30, em frente ao palácio (Slottet). Não há portões ou muro. Os jardins do palácio estão integrados a uma grande praça com vista para a área comercial da cidade e podem ser visitados.

Na região da prefeitura, há várias opções de passeios. O prédio da prefeitura é uma das principais atrações da cidade. A visita é gratuita. O edifício é grande, feito em tijolo vermelho e possui duas torres com um relógio voltado para o porto.

Por dentro, esse prédio é belíssimo, com vários objetos de arte, tapeçarias nas paredes, uma escadaria imponente, grandes salões e presentes de [...]

Transfer do aeroporto de Oslo, a moeda local e hospedagem

Saímos do aeroporto de Oslo- Gardermoen até o centro, num total de 47 km, de trem expresso. O trem de 40 minutos é um pouco mais barato. No expresso pagamos NOK $ 170 por pessoa, o equivalente da R$ 55. Chegamos em 20 minutos. A estação central é grande e muito movimentada. É o lugar da cidade onde sempre tem bastante gente. Quando saímos de Oslo para fazer o passeio pelos fiordes, pegamos o trem para chegar ao local de partida do barco. Essa é uma viagem com paisagens maravilhosas, com direito a parada para ver quedas dáguas, rios e pequenos vilarejos.

É importante se familiarizar com a moeda local: [...]


free vector