Na terra do cinema o único estúdio que realmente funciona perto da área turística em Los Angeles é o Paramount (5555 Melrose Ave), onde é possível conhecer as instalações. Vários estúdios oferecem visitas guiadas para conhecer as locações de filmes e séries de TV.

Optamos pela Universal Studios (100 Universal City Plaza), em Burbank, arredores de L.A., a 30 quilômetros de onde estávamos, em Santa Monica.

Universal entrada

Outra opção seria o Warner Bros, mas estávamos com os nossos filhos e preferimos fazer o tour nas áreas de locações e aproveitar o resto do dia no parque de diversões. Ou seja, as duas coisas em um só local.

O acesso é pelo Universal CityWalk, complexo de lojas e restaurantes. Fomos no final de junho, com temperatura alta e parque cheio, mas conseguimos driblar a maioria das filas.

Universal Citywalk

O parque funciona das 9h às 19h e o ingresso na web sai por U$87. Compramos no mesmo dia, antes de deixar o hotel, e conseguimos o desconto. É possível ir de metrô, mas fomos de carro, porque no final do dia seguimos direto para Anaheim, onde ficam os parques da Disney. Na região do Universal City tem hoteis, outros estúdios e sedes de redes de televisão.

Universal studio tour

O parque está dividido em Upper Lot e Lower Lot. Começamos a visita pelo Upper Lot, onde fica o Studio Tour, normalmente com filas demoradas. Mas em 10 minutos entramos em um dos vários trens que fazem o circuito. Depois usamos as escadas rolantes para descer ao Lower Lot, que enche mais no fim do dia. Ou seja, fizemos uma inversão de fluxo, aproveitando primeiro as atrações onde a maioria das pessoas começa.

O Studio Tour dura 45 minutos. A guia fica no primeiro vagão falando em inglês, mas cada vagão tem um monitor onde ela aparece.

Universal studio tour trem

O circuito começa por sets de filmagem, galpões fechados onde há gravações de filmes e vários cenários, inclusive de Tubarão, Jurassic Park, Flintstones, De Volta para o Futuro, Guerra dos Mundos, Desperate Housewifes, Psicose e The Grinch, além de demonstração de cena de ação com carros de Velozes e Furiosos, o terremoto dentro de uma estação de metrô e a experiência em um túnel 3D com King Kong em disputa com um dinossauro, que é muito boa.

Universal tour

Muitas atrações do parque são shows e os horários estão no folheto com programação na entrada. Fizemos um quadro resumo das principais atrações, que podem ter alterações. Depois do tour aproveitamos logo o Lower Lot e depois do almoço subimos para finalizar o passeio em outras atrações.

Transformers The Ride 3D

Universal Transformers
É quase no fim do parque e foi a nossa primeira escolha. Depois de quase uma hora no trenzinho, quase uma hora de fila. A atração é uma realidade virtual em ruas que representam diferentes cidades do mundo. Na entrada ou na saída pode fazer fotos com um transformer gigante.

Revenge of the Mummy

Universal Mummy

Outra longa fila. É uma montanha russa no escuro com bom cenário e surpresas.

Jurassic Park The Ride

Universal Jurassic

Passeio começa por um trajeto tranquilo e fica mais emocionante com a presença de dinossauros. Na grande descida molha bastante.

The NBC Universal Experience
Museu com figurinos e objetos de filmes famosos, além de uma estátua original do Oscar.

Almoçamos no Lower Lot e subimos para aproveitar o Upper Lot.

Escadaria tradicional e escadas rolantes ligam o Lower ao Upper Lot

Escadaria tradicional e escadas rolantes ligam o Lower ao Upper Lot

The Simpsons’s Ride

Universal Simpsons
Atração que mais nos agradou. Fica ao lado do Studio Tour, mas deixamos para a parte final. É uma montanha russa em realidade virtual.

Shrek 4D
Atração começa em uma sala com holografias dos três porquinhos e depois num cinema onde as cadeiras se mechem e há efeitos.

Despicable The Minion

Universal Minions
Divertida atração, a começar pela espera, onde os personagens interagem com os espectadores.

Tem outras atrações, vários shows com animais ou animações. Mas no fim da tarde é hora de conseguir um lugar no show final, no WaterWorld. Trata-se de um tanque onde atores usavm motos aquáticas, lanchas e muitos efeitos nas cenas de ação. Quem senta na Wet Zone, mais perto da apresentação, sai molhado.

Universal Water

Curiosidade: nos meses mais quentes, entre junho e agosto, em vários pontos do parque funcionam grandes ventiladores que jogam um vento úmido, o mesmo tipo de vaporizadores instalados nas filas mais demoradas.

Universal cool zone

 

Em várias áreas do parque personagens circulam e fazem performances divertidas. Na saída fizemos um lanche rápido no CitiWalk e pegamos o carro para seguir para Anaheim, onde já tínhamos o hotel reservado e programação certa para o dia seguinte, um parque da Disney.

 

POSTS RELACIONADOS: leia também

Um dia em Los Angeles
San Francisco para todos os gostos
Uma viagem ao mundo da tecnologia
A visita a Alcatraz
Yosemite Park é um show da natureza
Onde o Pacífico fica mais bonito
Paisagens de cinema da costa da Califórnia