De TUDO QUE VI o zoológico é a melhor atração da cidade, mas o bairro Gaslamp, o navio US Midway, o Sea World e muito mais estão entra as ótimas opções de lazer.

Com planejamento e boas informações aproveitamos San Diego em pouco mais de 24 horas. Mas é pouco. Como Lúcia esteve antes na cidade participando de um evento fizemos um roteiro elegendo os principais interesses.

A segunda maior cidade e a mais populosa da Califórnia tem ótimas atrações para todas as idades. Deixamos de fora a visita ao Sea World, parque de diversões em que se destaca a vida marinha e que deu origem ao que existe em Orlando, na Flórida. E teria ainda os parques Legoland e Sealife Aquarium.

Mas vínhamos de dois dias seguidos em parques, da Disney, em Anaheim, e o Universal, em Los Angeles. E ainda fomos ao excelente Aquário de Monterrey.

Leia mais sobre o nosso tour pela Califórnia, que começou em San Francisco e incluiu o Vale do Silício, Yosemite Park, Monterrey e Carmel, Big Sur e Los Angeles.

Estávamos de carro, mas o aeroporto fica a 10 minutos do centro da idade. É uma boa opção, dependendo do roteiro. Ao chegar a San Diego, deixamos as malas no hotel e partimos para os pontos selecionados.

San Diego hotel1

Escolhemos uma linda região da cidade para ficar. O hotel Manchester Grand Hyatt San Diego é enorme, no centro da cidade, mas à beira da baia formada pelo Oceano Pacífico, perto do Centro de Convenções e de quase tudo o que queríamos ver. Quarto para casal com dois filhos, nosso caso, por U$ 200. Estacionamento por U$30 por 24 horas.

San Diego hotel2
O hotel tem muitos ambientes e atrações.

San Diego hotel dentro

Aproveitamos, entre outras coisas, a piscina aquecida à noite, onde uma fogueira é feita para assar marshmalow no palito.

San Diego marshmallow

O hotel integra um centro de lazer, com lojas, cafés e restaurantes, o Seaport Village. Escolhemos tomar o café da manhã num desses locais.

Fomos caminhando para duas atrações. Passamos primeiro pela Kiss Statue, escultura gigantesca que representa a volta do marinheiro da guerra.

San Diego Kiss

Chegamos ao museu naval US Midawy, porta aviões da marinha que ficou mais tempo em serviço no século XX. Conseguimos aproveitar toda a tarde nele, entre aviões de todos os tipos e tamanhos, cabines, controles e muitas curiosidades.

San Diego navio1

O navio navegou desde o fim da 2ª Guerra, em 1945, e desde 2004 foi aberto ao público. Recebe cerca de um milhão de visitantes e tem muitos eventos. Mede 304 metros e pesa 74 mil toneladas. Chegou a ter tripulação de mais de quatro mil pessoas.

San Diego navio dentro1

San Diego navio dentro2

Até hoje San Diego é uma importante base naval americana. O ingresso para o US Midway custa de U$ 8 a U$ 20, dependendo da idade. Na web tem desconto.

A cidade possui um sistema de transporte num moderno trem circular, mas optamos por usar uma charrete puxada por uma bicicleta para chegar ao Gaslamp Quarter.

San Diego bike táxi

Gaslamp é uma área revitalizada que é patrimônio nacional, com muitas lojas, bares, cafés e restaurantes. Como o nome sugere, gaslamp quer dizer iluminação a gás. Os antigos postes foram mantidos e garantem o ar retro da área.

San Diego Gaslamp

Escolhemos a área externa de um restaurante, aproveitando para apreciar o movimento, e depois caminhamos entre as lojas até chegar a Ghirardelli, que tem chocolates, sorvetes e muitas opções de sobremesas. Para quem aprecia cerveja artesanal, os pubs oferecem grande variedade.

Sab Diego Ghirardelli

Fumar e beber em locais públicos é contra a lei na cidade. É permitido beber em bares e restaurantes, mas o hábito de fumar sofre severas restrições. Melhor perguntar se no local onde está é permitido.

Na manhã seguinte fomos para o zoológico, um dos maiores e melhores do mundo. Fica no Balboa Park, uma enorme área onde tem 15 museus e outros atrativos.

Sa Diego zoo entrada

O zoo é tão grande que o deslocamento interno pode ser feito usando ônibus, esteiras rolantes e o teleférico skyfari, que ajudam nos trajetos com subidas longas.

San Diego zoo transporte

O ingresso custa U$51, com desconto de U$10 para crianças até 12 anos. Se decidir visitar o zoo e o Sea World pode fazer compra conjunta com desconto.

O zoo é realmente espetacular em seus 728 hectares. Tem cerca de quatro mil animais de várias espécies e tamanhos: macacos, leões, aves, girafas, elefantes, zebras, ursos polares, pandas – com fila demorada para ver – coalas – lindos, encolhidos nos galhos das árvores -, cangurus e muito mais. Tem boa oferta de alimentação, tanto para lanches quanto para refeições. E, claro, muitos souvenirs.

San Diego zoo geral1

San Diego zoo geral2

O urso panda é a principal atração. Apesar da fila, a espera é válida para encontrar esse animal que parece fazer apresentações para o público.

San Diego zoo panda

Saímos do zoológico, pegamos as malas e pegamos a estrada para a parte final da nossa viagem, quatro dias em Las Vegas. Essa parte da viagem contamos aqui.

Compras
Para quem não resiste às conhecidas pechinchas e oportunidades americanas, San Diego oferece boas opções, seja no Wal Mart, no Target e outros magazines do gênero. Mas os outlets são mais vantajosos. Não fomos, mas ficam as informações sobre o Carisbad Premium Outlet (5620 Paseo Del Norte), perto da Legoland, com cerca de 90 lojas de marcas conhecidas. Achamos a rede Premium a melhor opção em outlets. Tem ainda o Viejas Outlet Center, que é menor (5005 Willows Road, em Alpine) e o The Shops at Las Americas Outlet (4211 Camino de La Plaza, em San Ysidro), perto da fronteira com o México (Tijuana), não muito distante do centro de San Diego. Tem mais de 120 lojas, com muitas marcas conhecidas. O melhor é olhar o site desses outlets para mapear lojas e ver se tem cupons de descontos que podem ser impressos.

Na cidade os principais shoppings são Horton Plaza, com mais de 200 lojas, inclusive Macy´s e Louis Vuitton, Westfield, Mission Valey – que fica em Mission Bay com marcas que agradam os brasileiros (Target, Macy´s, BB&B, Old Navy, The Childrens Place, Victoria´s Secrets e Outback) – e North County, com Abercrombie, Apple, Banana Republic, Gap, Forever 21, Hollister, target e muitas outras.