A maior parte dessas dicas é em Göreme e principalmente para jantar, pois almoçamos nas proximidades de onde estávamos visitando. Para o almoço, já falamos do peixe no Ilhara Valley, tem uma opção de refeição grega na antiga Sinasos, hoje Mustafapasa (Mustafá paxá). Tivemos um almoço incrível no Vale de Soğanli, depois de visitar algumas igrejas. Essa aldeia fica a 37 km do Göreme e foi a última conquistada pelos árabes. No restaurante sob as árvores, no final do vale, comemos um mix de churrasco típico e de entrada uma massa típica recheada e crocante, preparada na pedra por umas senhoras. Na sobremesa, o dono do restaurante trouxe melancia, melão e damascos, tudo colhido na hora.

Churrasco com arroz vermelho e salada no Vale de

Churrasco com arroz vermelho e salada no Vale de Soganli

Em quase todos os restaurantes as opções de entrada são sopas, pães, pastas (chamadas meze) e azeite, além de uma massa folhada crocante, normalmente recheada com queijo. Lembra a massa do rolinho primavera.

Rolinhos fritos são servidos quentes e bem sequinhos, normalmente recheados com queijo

Rolinhos fritos são servidos quentes e bem sequinhos, normalmente recheados com queijo

 

Em Göreme, que tem as melhores opções de restaurantes, mesmo no verão, a temperatura cai bastante à noite. É bom levar um casaco, pashimina ou xale para se proteger. Há vários tipos de restaurantes, de cafés até hamburguerias. Mas só provamos a comida local.

Seten
Foi a melhor refeição que tivemos na Capadócia. Fica junto do hotel Sultan Cave Suítes e é sempre cheio à noite. Importante reservar. Tem ótima comida, ambiente romântico, atendimento simpático e rápido, preço justo e destaque para as sobremesas. A massa com molho de iogurte e especiarias é especial. O mix de todas as opções é muito bom e serve bem duas ou três pessoas.

Massa com molho de iogurte e especiarias

 

Mix de sobremesas do Seten: abóbora, damasco,

Mix de sobremesas do Seten: abóbora, damasco, figo, pistache…

 

Top Deck
Recomendado pelos comentários do Trip Advisor. Fomos e encontramos um ambiente simples típico da região, com todo tipo de objeto na decoração, a família servindo e o chef é o próprio dono da casa. Comida correta com tempero local.

Carneiro com molho é um frato bem servido no Top Deck

Carneiro com molho é um prato bem servido no Top Deck

 

Nostalji Restaurant
Tem vista para Göreme, bom para sentar no terraço numa noite de luar! Se estiver friozinho, tem pashiminas para os clientes. (Gaferli mah. kale Sokak, 5 Tel. 90 384 271 2906).

Orient
Os locais costumam recomendar. Comida boa e bem servida. Fica no centro de Göreme.

Old Greek House: Fica a quase meia hora de Göreme, em Mustafapassa, antiga Sinasos, que foi habitada por gregos. Construído em 1887, mantém características originais da construção grega, cenário do filme italiano “Dervish and his Death” e da série de TV turca “Asmali Konak”. Bom para almoçar quando visitar a antiga cidade grega Mustafapasa. Sinasos Village, Mustafapasa, 50420, Urgüp.

Não fomos a esse, mas foi recomendado e estava na nossa lista:
Restaurante Erdem Eren serve almoço à turca (cogumelo, cozido, carneiro, doces).

 

POSTS RELACIONADOS: LEIA TAMBÉM
Conhecendo a Capadócia
Como ir para a Capadócia
Onde ficar na Capadócia
O que fazer na Capadócia
Veja atrações distantes na Capadócia, mas que valem a visita
O voo de balão
Tour privado ou em grupo na Capadócia